Wednesday, August 8, 2012

Eu me apaixonei pela minha família!


A pernambucana Marina Teixeira passou dois anos na Irlanda, a princípio ela foi estudar em Dublin, onde estudou por seis meses e morou por mais dois, então ela achou uma vaga de au pair em Galway, e sua vida mudou completamente.

Vista do rio Corrib em Galway

Meus primeiros meses na Irlanda foram muito similares aos da maioria dos brasileiros, cheguei a Dublin em julho de 2010, tinha acabado a faculdade de Letras no Brasil, deixei o emprego como professora em uma escola de idiomas e vim com a cara e a coragem, a princípio para ficar por um ano, talvez seis meses dependendo de como seria arranjar trabalho e tal.

Os seis primeiros meses foram naquela vida, ir a aula, a algumas festas de vez em quando, passear no parque com os amigos e fazer aquelas pequenas viagens pelo país. Fui a Cork, Belfast e Galway.

Já no segundo mês comecei a procurar trabalho como au pair para economizar com moradia e comida, meu inglês era intermediário, mas com dois meses já era upper (entre o intermediário e o avançado). Procurei, procurei e nada, fui a umas cinco entrevistas para au pair e nada. Ai comecei a tentar outras vagas, como waitress (garçonete) ou deli (fazendo sanduíches), mais entrevistas e nada.

O dinheiro estava começando a ficar escasso e comecei a pensar que o intercâmbio acabaria no fim do curso. Consegui um freela nesse meio tempo trabalhando no Temple Bar convidando as pessoas para comer num pub (The Quay’s), o dinheiro era pouco, mas deu pra ir ficando por mais uns meses. E eu voltei a mandar CVs para au pair (pra tudo na verdade).

Um dia, já estava de férias da escola, ou seja, tinha terminado o curso, recebi uma resposta de uma família de Galway. Era um casal jovem com um bebê de 3 meses e uma menininha de 2 anos. Eu não queria muito sair de Dublin, já tinha meus amigos aqui, mas no fim pensei “O que tenho a perder? Posso visitar os amigos nos fins de semana.” E eu tinha achado Galway uma cidade super charmosa. Resolvi responder o e-mail e ir visitar a família.

Nos demos muito bem e em uma semana estava de volta a Galway, dessa vez de mala e cuia, pronta para o trabalho. As crianças eram uns amores e super tranqüilas, o casal também. O contrato era para seis meses, eu ficaria os quatro que ainda tinha e mais dois como turista.

Com três meses, e perto do fim do meu visto, a família me ofereceu pagar um curso para mim, assim poderia renovar e ficar mais um ano. Não pensei duas vezes e aceitei! Meu inglês ficou maravilhoso nesse tempo em que trabalhei com eles. Também viajei com eles para Londres e Berlin.

Infelizmente tinha que voltar ao Brasil, rever a família (o que foi ótimo!), retomar a carreira. Depois de um ano e quatro meses me despedi da minha amada família irlandesa. Mas espero voltar em breve para visitá-los. Eles disseram que estarão me esperando.


No comments:

Post a Comment