Tuesday, March 12, 2013


Crianças tímidas, como ajudá-las

Cuidar de crianças tímidas é bem complicado, pois tudo que você faz, é difícil  com que a criança interaja. Portanto separamos algumas dicas e atividades que possam lhe ajudar a quebrar essa barreira que deve existir entre vocês. Porque assim que a criança vê que pode se abrir, mesmo que um pouco, as coisas ficam bem fáceis e a oportunidade dele evoluir um pouco em sua personalidade, ou pelo menos na relação entre vocês, é bem grande.

Aqui vão as dicas:

- Convide-a a participar das tarefas da casa consigo ou com os irmãos: lavar as frutas, colocar/recolher as roupas no estendal, ir buscar a correspondência, etc.

- Quando saírem, incentive-a, mantendo-se sempre ao lado dela, a perguntar preços ou a pedir informações.

- 
N
ão faça comparações com outras crianças. Cada indivíduo é único!

- Fale com entusiasmo de brincadeiras em grupo e estimule a criança
a brincar em grupo.


- Lembrem-se: as atitudes devem partir dela
, você deve apenas apoiá-la.

- Em primeiro lugar, lembrem-se sempre de que o diálogo é o mais importante em qualquer situação.

- Não digam, à frente dos outros membros da família, das pessoas do seu convívio ou dos coleguinhas da sala de aula que a criança é introvertida, tímida, ou que tem dificuldades em relacionar-se, pois isso só irá agravar a situação e fazer com que ela se retraia ainda mais.

- Falem sobre o prazer de um beijo dado com carinho
, mas NUNCA exijam que ela dê beijos ou abraços. Diante de outras pessoas perguntem-lhe se gostaria de dar um beijo ou um abraço, mas respeitem se a resposta for negativa. ENTRETANTO, expliquem-lhe que cumprimentar as pessoas com um “olá”, dizer “por favor” e “obrigada”, não são negociáveis, são atitudes educadas e que devem existir sempre.

- Ensinem-na a ser autónoma nas coisas que lhe são possíveis, tais como alimentar-se sozinha, vestir-se, calçar os sapatos, escovar os dentes, etc.

- Incentivem sempre a criança, mesmo que, pelos
seus critérios, o desenho, a roupa, ou a música, mesmo que não seja a maneira como você acha correto.

No comments:

Post a Comment