Sunday, May 27, 2012

Choques culturais


Quando se vai a outro país, especialmente para morar, é comum sofrermos com os choques culturais. Diferenças na maneira de se vestir, de se comportar, de comer, e até de como cuidar das crianças.

Para quem trabalha como au pair o modo como outros povos cuidam dos filhos pode ser estranho, e na Irlanda não é diferente. Alguns dos principais pontos desse choque são:

Taxa de natalidade

O primeiro fato que chama a atenção é a quantidade de crianças que as famílias irlandesas ainda tem. A média gira em torno de três crianças, a ocorrência de gêmeos no país também é bem maior que na maioria que em outros locais.

Criação

Outro fator que nos deixa um tanto desconfortáveis é a independência que os pais dão as crianças desde cedo, fazendo com que a criação irlandesa parece um pouco “solta demais”. Enquanto nós brasileiros, e latinos em geral, não largamos a mão das crianças ao atravessar a rua ou chamamos atenção o tempo todo para que não se machuquem; os pais irlandeses andam com crianças soltas pelas ruas, a diferença é que elas atendem ao primeiro (talvez segundo) aviso de cuidado.

Hábitos de higiene

O banho é um dos temas de maior dificuldade de aceitação, tanto dos adultos como das crianças. Por questões culturais e pela temperatura média dos países europeus em geral, o banho não costuma ser um hábito diário, e isso acontece também com as crianças, ou seja, muito provavelmente você não terá que dar ou mandar para o banho os pequeninos todos os dias.

Alimentação

A alimentação do irlandês moderno se resume a muitos pratos congelados ou fast food. Em geral, o trabalho da au pair com a alimentação das crianças é apenas de aquecer a comida e garantir que elas comam “bem” e no horário certo.

Ok. Mas tudo isso é muito estranho. Posso tentar mudar esses hábitos?

Antes de querer fazer a revolução no jeito de criar as crianças, tanto da Irlanda quanto de qualquer país de cultura diferente, lembre-se que você é o visitante e que você deve se adaptar aos hábitos locais, e não o contrário.

Se a família por acaso pedir alguma intervenção sua ok. Se não, faça seu trabalho da melhor forma como lhe foi explicado. É garantia de boa convivência entre você e a família que lhe hospeda.

Não se assuste, a função de au pair tem exatamente esse caráter de imersão cultural e é uma experiência riquíssima!



No comments:

Post a Comment