Apesar de muitas
coisas na vida de au pair parecerem um mar de rosas, como diz o ditado “nem
tudo são flores”. Os problemas nem sempre existem, mas quando surgem precisam
ser resolvidos tão logo apareçam.
Conhecê-los
previamente pode ser uma boa forma de saber como lidar com eles. Veja quais são
os principais:
Serviços
que não são de au pair: talvez um dos maiores problemas.
O serviço de au pair consiste basicamente em cuidar da alimentação, higiene,
segurança e bem-estar da criança. Ou seja, levar e buscar na escola, preparar o
lanche, dar banho, muitas vezes lavar roupa da criança, o que na Irlanda, como
na maioria da Europa, é apenas separar e colocar na máquina, muitas vezes nem é
preciso estender porque há secadora. O problema é quando a família pede que
lave também as roupas dos pais, passe aspirador na casa, limpe banheiro,
funções de cleaner, não de au pair.
Isso pode até acontecer, desde que seja combinado com antecedência e devidamente
remunerado.
Horas
trabalhadas além do combinado: você vai trabalhar
cuidando de crianças, e é muito possível que eventualmente a família precise de
você um pouco além do horário (lembrando que isso conta como hora extra).
Quando a au pair é live in (mora na casa) é preciso ainda mais ter cuidado para
não trabalhar além do estipulado.
Crianças
desobedientes: a au pair não é uma educadora e sim
uma “cuidadora” das crianças, logicamente que como qualquer criança que tem um
adulto do lado ela deve ser corrigida quando necessário. Caso a criança
continue desobedecendo excessivamente, avise aos pais, dê exemplos do
comportamento da criança e das atitudes tomadas por você e peça conselhos.
Uso
dos utensílios da casa, alimentação, telefone, internet, etc:
o uso dos utensílios da casa, da cozinha principalmente bem como alimentação
costumam ser liberados, especialmente para as au pair que moram no local de
trabalho. Internet e telefone devem ser discutidos com a família previamente.
Alguns planos de
energia costumam ser mais baratos após as 19h e nos fins de semana, por isso
algumas família costumam ligar o aquecedor e lavar roupa após esse horário.
Procure se informar com a família e não pense que eles estão tentando
economizar com você, é apenas uma prática cotidiana.
Atraso
de pagamento ou valor abaixo do combinado: isso
dificilmente acontece, mas se acontecer, converse com a família.
Se a conversa não
resolver e o problema for um salário abaixo do estipulado, procure a agência de
au pair. Se for atraso ou não pagamento, o contato deve ser feito com o Citizen
Information.
Em todos os casos,o
diálogo é a chave. Procure sempre falar com a família e expor seus problemas
para solucioná-los da melhor forma.
No comments:
Post a Comment