Thursday, October 25, 2012

O que preparar para as crianças: conhecendo a culinária irlandesa


Um belo dia você vê uma vaga perfeita de au pair, é chamada para a entrevista e então vem a pergunta “Você sabe cozinhar?”. Você pensa, mal sei fritar um ovo, e com medo responde “não”, e eis uma bela vaga perdida.


Mas se a família for irlandesa não relute em dizer que sim. As noções de culinária do irlandês médio, especialmente daqueles das grandes cidades, é bem precário se comparado a nossa idéia de refeição, e é facilmente preparado com o uso de alguns congelados, uma chaleira e um microondas, no muito um forno.

 Basicamente a refeição irlandesa, o jantar principalmente, se resume a vegetais (geralmente congelados), um tipo de carboidrato (batata na maioria dos casos) e uma proteína.

Algumas ideias são:

Breakfast (Café da manhã)

O café da manhã mais comum é o composto por cereal, torradas, manteiga, geléia e/ou queijo e chá preto (regular tea) com leite.

Algumas variações podem ser iogurte e frutas, frescas ou enlatadas.

Lunch (almoço)

Chamado por muitas famílias de dinner (jantar), o almoço em geral se resume a um sanduíche da preferência deles (queijo, presunto, frango), salada e é claro, batatas cortadas como fritas, mas assadas no forno. Às vezes as batatas são substituídas por salgadinhos como Doritos.

Sopas também são bem-vindas nessa hora, normalmente com um sanduíche light, presunto e queijo, e uma batata tipo Ruffles.

Dinnner (jantar)

O jantar propriamente dito é real refeição do irlandês, aquela que alimenta de fato. Ela pode ser facilmente preparada da seguinte forma:

Ferva água na chaleira (kettle)

Abra o pacote de proteína (assas de frango, frango ou peixe empanado, hambúrguer...) e coloque em uma bandeja no forno.

Coloque as batatas (wedge wings ou french fries) no forno também.

Quando a água terminar de ferver coloque os legumes e a água em uma panela e leve ao fogo por alguns minutos com um pouco de sal.

Comida pronta; é só servir. Não se esqueça dos molhos de acompanhamento (Brown souce, Salad souce, etc...).


É lógico que nem sempre será assim, mas em 99% dos casos será. Então, não deixe uma boa vaga de au pair passar porque você não sabe fritar um ovo. Cozinhar na Irlanda, especialmente para as crianças é moleza (peace of cake como eles dizem).

No comments:

Post a Comment