Thursday, April 5, 2012

Experiências ruins: como evitar e o que fazer quando essas acontecem


Apesar de muitas coisas na vida de au pair parecerem um mar de rosas, como diz o ditado “nem tudo são flores”. Os problemas nem sempre existem, mas quando surgem precisam ser resolvidos tão logo apareçam.

Conhecê-los previamente pode ser uma boa forma de saber como lidar com eles. Veja quais são os principais:

Serviços que não são de au pair: talvez um dos maiores problemas. O serviço de au pair consiste basicamente em cuidar da alimentação, higiene, segurança e bem-estar da criança. Ou seja, levar e buscar na escola, preparar o lanche, dar banho, muitas vezes lavar roupa da criança, o que na Irlanda, como na maioria da Europa, é apenas separar e colocar na máquina, muitas vezes nem é preciso estender porque há secadora. O problema é quando a família pede que lave também as roupas dos pais, passe aspirador na casa, limpe banheiro, funções de cleaner, não de au pair. Isso pode até acontecer, desde que seja combinado com antecedência e devidamente remunerado.

Horas trabalhadas além do combinado: você vai trabalhar cuidando de crianças, e é muito possível que eventualmente a família precise de você um pouco além do horário (lembrando que isso conta como hora extra). Quando a au pair é live in (mora na casa) é preciso ainda mais ter cuidado para não trabalhar além do estipulado.

Crianças desobedientes: a au pair não é uma educadora e sim uma “cuidadora” das crianças, logicamente que como qualquer criança que tem um adulto do lado ela deve ser corrigida quando necessário. Caso a criança continue desobedecendo excessivamente, avise aos pais, dê exemplos do comportamento da criança e das atitudes tomadas por você e peça conselhos.

Uso dos utensílios da casa, alimentação, telefone, internet, etc: o uso dos utensílios da casa, da cozinha principalmente bem como alimentação costumam ser liberados, especialmente para as au pair que moram no local de trabalho. Internet e telefone devem ser discutidos com a família previamente.

Alguns planos de energia costumam ser mais baratos após as 19h e nos fins de semana, por isso algumas família costumam ligar o aquecedor e lavar roupa após esse horário. Procure se informar com a família e não pense que eles estão tentando economizar com você, é apenas uma prática cotidiana.

Atraso de pagamento ou valor abaixo do combinado: isso dificilmente acontece, mas se acontecer, converse com a família.

Se a conversa não resolver e o problema for um salário abaixo do estipulado, procure a agência de au pair. Se for atraso ou não pagamento, o contato deve ser feito com o Citizen Information.

Em todos os casos,o diálogo é a chave. Procure sempre falar com a família e expor seus problemas para solucioná-los da melhor forma.

No comments:

Post a Comment