Wednesday, February 29, 2012

Leap Year – O dia de pedir os enroladinhos em casamento



O Leap Year, ou Ano Bissexto, como todos sabemos acontece a cada quatro anos. Para os brasileiros e a maioria dos outros povos isso não é nada demais, mas na Irlanda a data aterroriza os namorados mais enroladores.

É que na Irlanda, uma tradição diz que no dia 29 de fevereiro, as namoradas podem pedir os namorados em casamento... e eles tem que aceitar.

Reza a lenda que a tradição teve origem no século V, quando Santa Brígida (Saint Bridget) reclamou a São Patrício (Saint Patrick), o padroeiro do país, que as mulheres precisavam esperar muito para serem pedidas em casamento. São Patrício ouviu a reclamação e decretou que a cada quatro anos, no 29 de fevereiro, ELAS poderiam pedi-los em casamento, o que também ficou conhecido como Ladies Privilege.

Em 1288 a tradição foi levada à Escócia pela rainha Margareth, que transformou a questão em lei. O homem que recusasse teria que pagar uma multa que variava de um beijo a uma saia de seda (nada demais).

Nos dias de hoje o Leap Year em ambos os países é muito mais uma lenda, sendo pouco praticado, pelo menos pelas irlandesas, e não tendo valor legal. Mas muitas estrangeiras, especialmente as americanas de origem irlandesa, vem à Irlanda, Dublin em especial, para propor seus amados em casamento. Mais por questões de romantismo.


Um filme que usa essa história com muito humor é o homônimo Leap Year, de 2010. Ele conta a história de Anna (Amy Adams), uma americana certinha e metódica que viaja até Dublin para pedir o namorado em casamento. No caminho as coisas não saem como esperado e ela acaba se metendo em uma desastrada viagem de Dingle, no leste da Irlanda, até Dublin, na companhia de um irlandês bronco chamado Declan (Matthew Goode).

Para quem quiser conhecer as locações, o filme foi rodado nos condados de Wicklow, Galway e Mayo, em Dublin, e em torno das Aran Islands, Connemara, Temple Bar, Georgian Dublin, Parque Nacional de Wicklow e Olaf Street, Waterford.

E então meninas, já escolheram o pretendente? 

No comments:

Post a Comment