Sunday, February 19, 2012

Christ Church


Catedral medieval mais antiga da Irlanda, a Christ Church está localizada no coração da Dublin medieval, na Christ Church Place (fim da Dame Street, próxima ao Temple Bar).


Ela foi fundada aproximadamente em 1028, quando o rei de Dublin fez uma peregrinação a Roma e apenas em 1240 foi finalmente completa. Mesmo deteriorando-se aos poucos por diversos anos - sendo assim necessária a reconstrução de algumas partes - muitas de suas características originais foram mantidas.


                                                                          (source)

Dizem que é na Christ Church que está o túmulo de Strongbow - um lorde e senhor da guerra normando-galês que, com sua vinda à Irlanda, deu início ao envolvimento inglês com este país. Porém, há fontes citando o verdadeiro túmulo como sido destruído e logo depois substituído por outro parecido.

                                                                          (source)

É ali também que está localizada a maior cripta do Reino Unido e Irlanda, com 63,4 metros de comprimento, se estendendo sob a catedral inteira. E nela, além de alguns monumentos históricos podemos conferir um objeto um tanto quanto esquisito - uma caixa que abriga um gato e um rato mumificados, encontrados atrás do órgão, os quais foram preservados pelo ar seco da catedral. No local há uma nota explicativa deste objeto que, citado por James Joyce, é localmente conhecido como “Tom e Jerry”.

                                                                           (source)

Para aqueles que desejam uma festa diferente, a cripta pode ser alugada para vários tipos de eventos: casamento, jantares, lançamentos, natal, gravações de filmes e documentários... É só conferir neste link:

                                                                           (source)

O valor da visita é 6.00 euros para adulto, e 3.00 estudante. Há também a opção de visita guiada, a qual custa 4 euros (mais o valor da entrada).


Mas, para quem não é fã de igrejas, só a visita pelo lado de fora da catedral já vale à pena, pois é uma bela e fascinante construção!


No comments:

Post a Comment