Saturday, March 16, 2013

Brincadeira para se fazer com um grupo grande de crianças.
As vezes recebemos em casa visita dos amiguinhos das kids, e nos perguntamos como entreter  todas aquelas crianças  cheias de energia, uma tarde inteira.Ou até mesmo quando a Host pede aquela ajudinha na festa de aniversário das kids. Portanto separamos algumas atividas em que você pode usar com elas e que vai entreter e gastar toda essa animação. Além de serem bem divertidas também!
- Touro:
É uma brincadeira muito criativa e recomendada para aulas de educação física ou para quando se tem uma quantidade muito grande de amigos, pois fica bem mais interessante quando, pelo menos, vinte pessoas estão brincando. Inicialmente é escolhida uma pessoa para ser o touro, depois todas as outras crianças formam uma roda e ficam de mãos dadas. O touro é colocado no centro da roda! A obrigação do touro é fugir! Primeiro ele tem que conseguir escapar da roda, e as crianças que estão na roda devem fazer de tudo para não deixá-lo sair (Segurando suas mãos o mais forte possível), atentos para o fato de que elas não podem soltar as mãos. Normalmente o touro vai correndo e se joga com toda força em cima dos braços das crianças da roda e consegue sair. Depois que o touro consegue livrar-se da roda ele deve correr o máximo possível e todas as crianças que estavam compondo a roda devem correr atrás dele, até pegá-lo. Ganha a criança que conseguir pegar o touro, e essa criança tem o direito de escolher o próximo touro (que não pode ser o mesmo de antes).
- A JAULA:

Um grupo de crianças
colocados em círculos (lado a lado sem darem as mãos) formam a jaula. O outro grupo, em que as crianças representam os animais, se dispersa pelo terreno. Você, ou o responsável pela brincadeira, usará apito ou campainha.
Ao sinal do
responsável, os animais começam a correr,  entrando ou  saindo da jaula. Ao som do apito, as crianças do círculo dão as mãos fechando a jaula e prendendo, desse modo, os que ficaram dentro do círculo. Estes que ficaram dentro do círculo, irão fazer parte da jaula. A seguir o jogo recomeça até que todos os animais tenham sido aprisionados.

Thursday, March 14, 2013

Diário de uma Au Pair: A hora de dizer Bye!
A gente quando começa a trabalhar  e vai para a casa da família, esquece dessa parte, a que temos que ir embora e deixar tudo aqui na Irlanda.
Porém essa hora chega e temos que pegar nossas malinhas e deixar a Ilha Esmeralda. Como fazer para manter contato e acompanhar as crianças crescendo? Porque só que você está indo embora, não significa que deva perder tudo. Como  a gente fica praticamente um ano, vivendo todos os dias, acompanhando cada momento e cada aprendizado deles, é muito difícil virar as costas e dizer “nunca mais vou vê-los”.
Por isso aqui vai um conselho, peça para os pais criarem uma conta no Skype, em que eles controlem de perto, para que você possa ter contato com as crianças quando voltar pra casa. Combine com elas um melhor horário, ou depois de determinados eventos para que vocês possam se ver e contar as novidades.
O que se pode fazer também, é a moda antiga, mandar postais e cartas através do Correio. Uma maneira bem bacana e com isso as crianças podem receber presentes e ter coisas que você fez a mão, que vale muito mais do que qualquer conversa na internet. Peça para que eles lhe enviem cartas também, ou se ainda não escrevem, desenhos e tentativas de escritas.( como a minha kid fala: Baby language.)
A verdade é que, mesmo que você volte e fique longe deles, não significa perder o contato, conheço muitas au pairs que ainda conversam com suas famílias, mesmo após alguns anos. Sabem como andam as crianças e como elas tem crescido. Isso vai de cada um, mas o mais importante é que após essa grande experiência, essas crianças lembrarão para sempre de você!

Tuesday, March 12, 2013


Crianças tímidas, como ajudá-las

Cuidar de crianças tímidas é bem complicado, pois tudo que você faz, é difícil  com que a criança interaja. Portanto separamos algumas dicas e atividades que possam lhe ajudar a quebrar essa barreira que deve existir entre vocês. Porque assim que a criança vê que pode se abrir, mesmo que um pouco, as coisas ficam bem fáceis e a oportunidade dele evoluir um pouco em sua personalidade, ou pelo menos na relação entre vocês, é bem grande.

Aqui vão as dicas:

- Convide-a a participar das tarefas da casa consigo ou com os irmãos: lavar as frutas, colocar/recolher as roupas no estendal, ir buscar a correspondência, etc.

- Quando saírem, incentive-a, mantendo-se sempre ao lado dela, a perguntar preços ou a pedir informações.

- 
N
ão faça comparações com outras crianças. Cada indivíduo é único!

- Fale com entusiasmo de brincadeiras em grupo e estimule a criança
a brincar em grupo.


- Lembrem-se: as atitudes devem partir dela
, você deve apenas apoiá-la.

- Em primeiro lugar, lembrem-se sempre de que o diálogo é o mais importante em qualquer situação.

- Não digam, à frente dos outros membros da família, das pessoas do seu convívio ou dos coleguinhas da sala de aula que a criança é introvertida, tímida, ou que tem dificuldades em relacionar-se, pois isso só irá agravar a situação e fazer com que ela se retraia ainda mais.

- Falem sobre o prazer de um beijo dado com carinho
, mas NUNCA exijam que ela dê beijos ou abraços. Diante de outras pessoas perguntem-lhe se gostaria de dar um beijo ou um abraço, mas respeitem se a resposta for negativa. ENTRETANTO, expliquem-lhe que cumprimentar as pessoas com um “olá”, dizer “por favor” e “obrigada”, não são negociáveis, são atitudes educadas e que devem existir sempre.

- Ensinem-na a ser autónoma nas coisas que lhe são possíveis, tais como alimentar-se sozinha, vestir-se, calçar os sapatos, escovar os dentes, etc.

- Incentivem sempre a criança, mesmo que, pelos
seus critérios, o desenho, a roupa, ou a música, mesmo que não seja a maneira como você acha correto.

Sunday, March 10, 2013


Lugares para se ir na Irlanda: Belsfast

 

Um dos lugares em que mais você encontrará a História da Irlanda, será em Belfast, pois é uma cidade que ainda vive reflexões de tudo que esse país já passou.

Belfast é uma cidade que fica no Norte da Irlanda, entre a divisa com a Irlanda do Norte, portante é  lugar que é dividido ao meio.

 

Separamos alguns pontos turísticos que são bem interessantes de serem visitados enquanto você estiver em Belfast. Segue aqui a relação deles:

 

- City Hall:

Um prédio construído em 1906 onde foi cenário de vários acontecimentos históricos, como a construção do Titanic.

No vídeo abaixo explica um pouco a importância desse prédio e mostra toda a sua beleza.


Segue o  site para maiores informações: http://www.belfastcity.gov.uk/cityhall/

 

- Ulster Museum

Museu da cidade que sempre possui exposições interessantes , tanto fixas quanto temporárias.

Segue o site do museu para maiores informações:  http://www.nmni.com/um

 

- St. Malachy’s Church

Igreja referência em Belfast, um dos pontos turísticos mais procurados da cidade. Segue aqui o site em que você pode obter mais informações a respeito:  http://www.saintmalachys.ie/

 
Receitas para se fazer com as crianças:  Bolinhas crocantes de chocolate e corn flakes.
Pequenos bolinhos de chocolate feitos com corn flakes que as kids adoram! Super fácil e rápido de se fazer.
Ingredientes:
  • 50 g de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de glucose de milho
  • 100 g de chocolate de boa qualidade
  • 75 g de flocos de milho
Como fazer:
1) Em uma panela em fogo baixo, misture a manteiga, a glucose de milho e o chocolate. Cozinhe, mexendo, até a manteiga e o chocolate terem derretido e tudo estar bem misturado.
2) Acrescente os flocos de milho aos poucos.
3) Passe colheradas cheias da massa para um papel manteiga ou um tabuleiro untado com manteiga.
4) Deixe esfriar até ficarem firmes (cerca de 15 minutos).
 
E está pronto para atacar!!!!
 
 
 

Friday, March 8, 2013


Festival para as crianças:  The Nightmare Club.

Dublin é famosa por ser a cidade da literatura e de incentivo a leitura, portanto com apoio da Unesco foi lançado um grupo de leituras para as crianças, em que elas podem ler uma série de livros sobre histórias de terror. Os livros  são: Help! My Brother’s a Zombie, Mirrored, A Dog’s Breakfast, Guinea Pig Killer, Frankenkids and The Wolfling’s Bite.

Caso as crianças queiram conhecer e conversar com os autores elas podem entrar em contato com eles através do Ghost Bus em dia que eles farão uma visita ao ônibus.

E no dia 18 de Março haverá um evento no Smock Alley Theatre para que as crianças entre mais em contato com as histórias e participem de atividades que envolverão os livros. O evento fará parte da semana de Saint Patrick’s Festival.

Um evento bem interessante para os minis-leitores!

Thursday, March 7, 2013

Dica de Música: The Script
Pra quem  não sabe,  The Script, que é uma das bandas do momento, é irlandesa. O meninos que saão de Dublin, começaram a banda em 2001, e  em 2008 ficaram famosos com os singles “ The man who can’t moved” e  “Breakeven”.  Este álbum conseguiu ser número um na Irlanda e no UK.
Além do mais, o grupo possui como vocalista Danny O’Donoghue que é participa do programa de televisão The Voice UK,  sendo um dos treinadores .
Confira aqui dois sucessos da banda:
 
E o sucesso do momento:

Tuesday, March 5, 2013

Crie a brincadeira: Fantoches de dedo feitos em dois minutos!
Essa dica de brinquedo para se fazer com as crianças é bem rápido ( em dois minutos!) e muito divertida. A ideia veio de uma portuguesa chamada Madalena Matoso que queria inventar algo que fosse simples e que as crianças pudessem fazer facilmente.
Você vai precisar de :
- Luvas de borracha coloridas
- Canetinhas
- Tesoura
- Fitas adesivas coloridas.
O passo-a-passo a criadora explica no vídeo que está no link abaixo. Está em português de Portugal, porém é bem fácil de entender:
 
Olha como eles ficam. Lindinhos não? “Bora” fazer e criar histórias!!!

Sunday, March 3, 2013


Diário de uma Au Pair: As crianças me perguntaram sobre  Morte.

 

Foi com certeza um dos assuntos mais chatos que tive que lhe dar com as kids, porque foi em um momento bem difícil. Essa dúvida surgiu nas crianças, após a tragédia que aconteceu em Santa Maria, um dos coleguinhas contou o ocorrido para uma das crianças, e por eu ser brasileira, elas vieram me perguntar o que aconteceu e se eu haviado perdido algum amigo.

Nunca me havia deparado com uma situação tão dificil em explicar de forma coerente, sincera, porém com a leveza e pureza que uma criança pede. O que me veio a mente foi contar o ocorrido de uma forma simples e leve, porém mantendo a pureza de uma forma bem simples, disse que todas aquelas pessoas viraram estrelas, e sentei com ela olhando para o céu. Disse:” você viu como o céu está lindo essa noite, todo estrelado,  são todas aquelas pessoas.” E usei pessoas que ela já conhecia, porém que não estavam mais entre nós, por exemplo o vovô que faleceu há um tempo, e disse que ele estava lá também, sempre olhando por ela e assegurando que tudo ficasse bem.

Parei e pensei se havia feito a coisa certa, porque realmente nunca tinha me dado com isso, não tenho filhos e nunca uma criança me perguntou isso antes, simplesmente lembrei da forma como minha família sempre lhe deu com essa situação. Após muitas pesquisas da melhor forma em como responder a esse tipo de pergunta, cheguei a conclusão que foi a melhor coisa. Temos que agir com honestidade, fazendo a criança entender que a pessoa que faleceu, não está mais entre e não vai voltar, que ela não vai poder vê-la novamente. Mas que a presença e as saudades sempre vão estar ali. Por isso a forma de tranforma-las em estrelas, ajuda a compreender que a morte não necessariamente precisa ser triste, e pode ser tornar mesmo que na dor, uma coisa amena de conviver e uma linda saudades...

 

Dica: Para que as crianças entendam o ciclo da vida, é bem interessante trabalhar com plantas. Faça com que ela plante um pézinho de feijão no algodão, cuide, veja ele nascer, crescer e morrer. De uma maneira bem simples, ela vai viver esse ciclo e ficará mais fácil em entender.

 

P.S.: Esse post é em homenagem a todas lindas estrelas de Santa Maria, em especial, para a mais linda, meu amigo Hélio que fez minha jornada irlandesa ser mais legal...

Friday, March 1, 2013


Cuidados especiais com bebês.

 

Como todas já sabem, os irlandeses têm muitos filhos, questão de três a quatro ou mais crianças por família. Às vezes você encontra uma família com o perfil bem legal, mas por terem recém-nascidos ou bebês. Pode até assustar, mas não criemos pânico, separamos algumas dicas para te ajudar! E outra os bebês ou os mais novinhos, geralmente são os que mais se apegam a nós, e é super gostoso de cuidar, pois tudo que você faz é o máximo, por isso pense bem antes de desistir daquela família legal, por medo do bebêzinho.

 

Aqui vão as dicas:

- Dê chás de camomila ou erva-doce que ajuda a acalmar e complementa a alimentação, já que os bebês tem uma alimentação limitada nos primeiros meses. E muita água!

- Cuidados no banho: É importante que antes de colocar o bebê na banheira, certifique que já tenha escolhida as roupas que ele irá usar, isso evita que o bebê sinta frio enquanto aguarda você escolher e depois vesti-lo.

- Na posição de dar banho é recomendado que o bebê sempre fique com as nádegas apoiada nos seus punhos, é mais confortável para ele e lhe ajuda a segurar e movimentar para lavá-lo. Com a mão do mesmo braço que segura o bebê, deve-se segurar a nuca e os ombros firmemente.

- A temperatura da água deve ser em torno de 37C tem que ser fervida ou tratada. E sempre usar sabonete neutro.

-  Na hora do banho:

    - Primeiro, lave o rosto e a cabeça.

    - Depois lave o corpo, primeiro a parte da frente, e após isso, a parte de trás, sempre prestando atenção na cabecinha, para não afogar na hora em que lavar a parte de trás.

- Para limpar o nariz, as orelhas e os olhos, utilize sempre com gaze, ou fralda de pano, ou algodão. Sempre externamente nas orelhas e nariz. Utilize água um pouquinho bicabornatada( ½ copo de água para uma pitada de bicabornato de sódio) para limpar a boca do bebê.

- Choro: como os bebês não conseguem falar, utilizam o choro como comunicação. Às vezes  é para chamar a atenção e ganhar um colo. Antes se certifique de tudo, se pode ser a fralda suja, fome, ou colo. Caso não funcione, pode ser uma cólica, ou algum desconforto com gases, portanto faça uma massagem na barriguinha, tente fazê-lo arrotar ou comprima as coxas. As massagens devem ser no sentido horário, da direita para esquerda. E o bebê sempre deve ser colocado do lado direito dele para dormir, no sentido do processo digestivo.

 

Esperamos que essas dicas tenham lhe dado uma forcinha. Boa sorte!!!